– Aniversário de 70 anos de mais um companheiro nosso de infância- Dumbo, e tem presente!!

O resgate do passado nunca foi tão valorizado como na atualidade.  As produções antigas estão voltando a ser algo de destaque e combinadas com a tecnologia, passam a terem valores complementares de história para as crianças.

Dumbo,  é um dos que estão nessa série retro, fazendo 70 anos no próximo dia 09 de junho. A sua primeira animação foi produzida em 1941 pela Walt Disney Animation Studios, uma das obras primas mais maravilhosa. Ganhou um “Oscar” com a trilha sonora (Baby Mine), e premio de melhor desenho animado no Festival de Cannes de 1947. Baseado na obra de Helen Aberson e Harold Perl, foi o quarta longa metragem de animação do estúdio.

Conta a história de um elefantinho que, por ter orelhas enormes é humilhado num circo, e é motivo de gozação dos palhaços.  Separado da mãe, conta com a ajuda do seu único amigo, o tagarela ratinho Timóteo, (conceito cômico, parodiando o medo estereotipado dos elefantes para ratos, e inspirado no grilo falante do Pinóquio) e vira atração quando descobre que pode voar ao abanar as orelhas. Na verdade, trata-se de uma variação da fábula do patinho feio, elaborando o tema do preconceito.

O sucesso esmagador de “Branca de Neve” (1937) mostrou a Walt Disney que longas-metragens animados podiam ser muito, muito lucrativos. Os dois filmes seguintes, contudo, lhe deixaram em situação financeira difícil.”Pinóquio” e “Fantasia” (1940)  deram muito prejuízo à empresa. Endividado, Disney decidiu fazer um desenho animado mais simples, bem comercial, capaz de ser produzido em alguns meses e com pouco dinheiro, custou US$ 812 mil (e lucrou mais de $1,5 milhões em seu lançamento original). As paisagens foram pintadas com aquarela  e encurtaram  a duração para 63 minutos. (Dumbo e Branca de Neve e os sete anões (1937) são os únicos filmes clássicos da Disney a utilizarem cenários pintados em aquarela).

 Walt Disney  conheceu a historia quando comprou um livro infantil em 1939,  baseado em apenas 8 desenhos e algumas poucas linhas de texto, entregou o projeto para  Joe Grant e Dick Huemer. Uma das maiores sacadas do filme foi investir maciçamente na linguagem corporal,  o elefantinho Dumbo não fala uma única palavra, comunicando os sentimentos – tristeza, medo, felicidade, por meio de expressões. É o único filme da Disney em que o protagonista não diz uma única palavra.  A Sra Jumbo (a mãe de Dumbo) tem uma fala durante todo o filme: diz o nome original de Dumbo (Jumbo Jr.) para a Cegonha.

Vladimir “Bill” Tytla, um dos animadores, se baseou nas expressões de seu filho de 2 anos, Peter, para criar os gestos e expressões puras e inocentes do personagem.  (Bill animou também o personagem Dunga só com expressões)

Originalmente, DUMBO seria apenas um featurette de cerca de 20 minutos. Quando Walt viu o que seus artistas haviam criado, ele adorou, e decidiu que seria um longa-metragem. Ao final, DUMBO seria o animado de maior sucesso do estúdio até CINDERELA em 1950.

 PRESENTE

 Para comemorar 70 anos, o filme vai ganhar uma edição especial em DVD e em Blu-Ray, que começa a ser vendida no Brasil no dia 9 de junho.   Nos “extras” do filme tem uma entrevista com Walt Disney, em que ele confessa que Dumbo é sua  história preferida. Além de trailers dos antigos filmes, tem um making off do brinquedo Dumbo no Parque da Disney.

 ESTUDOS DE HARVARD

 Dumbo é um dos desenhos que consta de um trabalho recente feito nos Estados Unidos, divulgados pelo Harvard Center for Risk Analysis, pelos pesquisadores Fumie Yokota e Kimberly Thompson.
– De acordo com o estudo, a cena em que o elefante usa a tromba para ‘metralhar’ com amendoins os amigos que o importunam, pode passar subliminarmente a mensagem de que é certo reagir a uma gozação com violência.  Por incrível que pareça, o estudo e os  nomes são verdadeiros.

ANALISTAS ESQUERDISTAS DE PLANTÃO

O filme contém a primeira seqüência surreal da Disney, “Pink Elephants on Parade”, que se trata do sonho de Dumbo com elefantes coloridos depois de beber champagne. Tem muita gente que  acha tudo isto muito estranho, não é minha opnião!!!!

Os corvos foram criticados através dos anos por serem vistos como caricaturas de pessoas negras.                        Rumores dizem que a versão do filme que conhecemos hoje, com 63 minutos, se trata na verdade de uma versão editada da original. Algumas cenas com os corvos teriam sido supostamente cortadas por problemas raciais, já que os mesmos foram considerados estereótipos negativos dos negros. Essas cenas incluem os corvos atuando como um coral grego e comentando os eventos. Aparentemente ninguém recorda o material original

CURIOSIDADES:

– A fala do rato Timóteo “You know, lots of people with big ears are famous” (Você sabe, várias pessoas com orelhas grandes são famosas) refere-se a Clark Gable, rei das telas da época que era bem conhecido por suas orelhas.

– DUMBO deveria aparecer na capa da revista “Times”, mas um dia depois do atentado à Pearl Harbor, a foto do japonês General Yamamoto tirou o filme da capa.

– O nome do circo de Dumbo é Circo WDP- sigla de Walt Disney Productions.

– O filme é contado do ponto de vista de Dumbo, usando lentos movimentos de câmera.

– Durante a produção ocorreu um longo piquete em que metade dos artistas do estúdio entraram em greve. Alguns dos grevistas são caracturizados como palhaços que “vão pedir aumento ao patrão”.

– Devido às dificuldades financeiras de Walt Disney,   o estúdio acabou perdendo muitos de seus maiores artistas, que fizeram parte dos  filmes dos anos 30.

– Dumbo ficou pronto em 16 meses- seis meses em desenvolvimento e um ano para animação. Feito com um número mínimo de erros, pois Disney sabia o que queria e  conseguiu partilhar, a  história era clara para todos envolvidos no projeto. Não houveram seqüências começadas e então descartadas, como em PINÓQUIO.

– As células de acetato de DUMBO são as mais raras da indústria. Os animadores, depois da cena já ter sido filmada, costumavam espalhar as células pelos corredores e escorregar nelas. Além disso, a tinta cinza usada para pintar as peles dos elefantes costumava sair quando a célula era dobrada. Muitas células acabaram destruídas dessa maneira

– Dois dos palhaços do circo chamam-se Frank e Ollie, em  homenagem à dois dos “Nine Old Men” (o grupo dos nove animadores favoritos de Walt): Frank Thomas e Ollie Johnston.

 – O primeiro trabalho da atriz Verna Felton para a Disney foi como a voz da Elefanta Matriarca em DUMBO. Depois Verna  fez vozes de personagens como a Fada Madrinha de CINDERELA, a Rainha de Copas de ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS e a fada Flora de A BELA ADORMECIDA.

– Apesar de Disney dizer que DUMBO era um dos favoritos de Walt Disney, acreditam que foi simplesmente o mais divertido e de mais fácil produção em que ele trabalhou. DUMBO fez mais sucesso que os outros em que Disney estava particularmente mais envolvido – PINÓQUIO e FANTASIA. Na produção de DUMBO,os melhores e mais bem pagos artistas do estúdio estavam trabalhando em BAMBI, que seria a grande demonstração para o público do que o estúdio era capaz de fazer. Portanto, a animação de algumas cenas de Dumbo acabaram saindo um pouco mais “cruas” do que de costume.

 Mesmo sendo um dos mais econômicos, DUMBO é considerado um dos melhores clássicos do estúdio Disney.

A cena inusitada do filme abaixo trata-se de um anúncio da IFAW (International Fund for Animal Welfare), que tenta sugerir de forma divertida que se os animais quisessem vir conosco, eles viriam por seus próprios meios. Anúncios como esse estão sendo feitos para tentar impedir que turistas americanos e europeus comprem produtos feitos a partir da fauna de outros países, como o Brasil e nações da África.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: