— Se ja existia brinquedos a Vapor no século I, porque demoraram tantos seculos para fazer a maquina a vapor?

Talvez porque a força escrava era muito barata naquela época? Ou, porque não era chegada a hora…..No século XX também não precisava de energias alternativas ao petróleo.  Mas, a história da humanidade certamente seria outra se suas idéias não tivessem ficado adormecidas por tantos séculos no oeste do mundo.

HERO DE ALEXANDRIA – (10-70 d.c.) Sábio da era crista, construiu fascinante diversidade de experimentos, entre estes, vários  brinquedos. Um dos mais antigos sucessos é um complexo de 4 pequenos pássaros cantores assistindo uma coruja ativados pela expansão do ar quente: hero de alexandriaos pássaros começam a cantar assim que a coruja lhe dá as costas, e cessam quando se vêem novamente. O movimento da coruja se dá por rolamentos, cordas, contrapesos, todos pelo movimento do ar quente. Os pássaros cantam através do ar que sai pelos seus bicos, onde tem um apito de gorjeio.

Heron produziu uma incomparável abundancia de idéias automatizadas, como portas de um templo que se abriam e fechavam sozinhas qdo o “fogo sagrado” se acendia no altar; órgão movido a vapor; aeolipilaa eolipila (primeira maquina a vapor documentada); maquinas muito semelhantes as do final do século XVIII. Fez um teatro sem atores, somente com robôs movidos a areia com um eixo de comando, com pesos e cordas de vários tamanhos, presas a pinos, com ressaltos, eram verdadeiras obras de engenharia.  

http://www.youtube.com/watch?v=DbAP13n6_3M

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: